top of page
  • Espaço Psique Moema

Você se recorda mais das críticas ou dos elogios que recebe?



Quais memórias o seu cérebro dá mais atenção?


A semana começa bem, as pendências estão sendo feitas, você é reconhecido numa reunião pela boa entrega que fez... e aí a sua chefe critica a forma como você conduziu uma conversa com o cliente. Em alguns segundos, parece que tudo o que você fez até aquele momento foi em vão. Nada mais vale. A crítica que você ouviu, as palavras e a maneira como falou ficam reverberando na sua mente pelo resto do dia.


Já aconteceu algo parecido com você?


Gosto desse trecho de um livro do psicólogo Rick Hanson: “Nosso cérebro é como um velcro adesivo para as experiências negativas, mas possui teflon para as experiências positivas”.


Isso acontece porque a informação negativa é entendida como uma ameaça (e o nosso cérebro evoluiu para ser altamente sensível a isso, com o objetivo de garantir a nossa sobrevivência). Se prestamos mais atenção na experiência negativa, nossa urgência em agir é maior. Assim, nosso cérebro dá mais tempo e atenção ao negativo do que ao positivo.


Devemos lembrar que esta é a resposta automática e instintiva do nosso corpo - e não necessariamente uma condição que deve nos acompanhar pelo resto da vida. Podemos desenvolver estratégias e treinar nosso cérebro para entender este funcionamento, mas não obrigatoriamente obedecê-lo. Aprender a reconhecer e dar atenção aos elogios que recebemos é muito válido e pode contribuir bastante para o nosso bem-estar e saúde mental.



[Texto escrito pela psicóloga Priscila Solamone]

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Será que eu preciso de terapia?

Todos passamos por períodos difíceis em nossas vidas. Existem diversas razões que levam uma pessoa a buscar a ajuda de um psicólogo, como angústias, compulsões, estresse, ansiedade, dificuldades de re

bottom of page