Terapia para Idosos 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS (2005), o Brasil até 2025 será o sexto pais do mundo com a maior população idosa. A OMS sugere que seja estimulado o envelhecimento ativo que propicia ao idoso melhores condições de saúde, autonomia e produtividade.

 

O papel do psicólogo é auxiliar o idoso a se adaptar às alterações decorrentes do envelhecimento, bem como naturalizar este processo, auxiliando no equilíbrio entre as limitações e potencialidades desta fase. Como em todas as outras fases da vida é necessário desenvolver flexibilidade individual e social para uma boa adaptação.

 

A velhice é vista como uma fase sem saída e sem futuro. Além disso, alguns idosos podem acreditar que por terem vivido uma longa história, não possam mais mudar o rumo de sua vida, o modo de pensar ou agir. Quando, na realidade, isto é possível. A terapia tem como objetivo acolher, respeitar e compreender o que o paciente está sentindo nesta fase da vida. Ajudando-a a aceitar o seu jeito de ser, suas limitações e desenvolvendo maneiras alternativas para aproveitar o que ainda pode ser feito.

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) busca facilitar a adaptação e flexibilidade do paciente. Desta forma,  tem sido uma abordagem muito utilizada no tratamento de idosos. 

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

©  Espaço Psique Moema - Psicologia Clínica 

Av. Jamaris, 100 - Sala 508 - Moema - São Paulo, SP