Vamos falar sobre a relação entre a arte e a psicologia?
- Espaço Psique Moema
- há 12 minutos
- 1 min de leitura

Simplesmente observar obras de arte, visitar um museu ou ter alguma arte em seu quarto de hospital pode melhorar o bem-estar, o que pode aumentar o significado que sentimos na vida.
Esta conclusão vem de um novo estudo internacional feito na Universidade de Viena, o primeiro a avaliar de forma abrangente como, quando e por que a observação de arte contribui para a saúde mental. Essa revisão foi publicada na revista científica Journal of Positive Psychology, abrangendo dados de 38 estudos envolvendo 6.805 participantes.
A arte e a psicologia compartilham o mesmo lar: o da alma humana. Por isto, podemos dizer que, de maneiras diferentes, elas se relacionam fortemente. Enquanto a psicologia busca compreender, cuidar e transformar, a arte expressa, simboliza e comunica o que muitas vezes não se pode dizer em palavras. Juntas, elas formam uma ponte entre o sentir, o pensar e o ser.
Alguns dos maiores artistas que conhecemos como Van Gogh e Frida Kahlo são, por essência, observadores profundos e expressam em suas artes retratos da condição humana. Muitos demonstram estados emocionais complexos, conflitos internos e críticas sociais com uma profundidade que ressoa psicologicamente. Esta, muitas vezes, é a grande intenção por trás daquela obra de arte.
A arte revela o que, às vezes, as palavras não alcançam.
[Texto escrito por Priscila Solamone]
Comentários