Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem específica, breve e focada no problema atual do paciente. Com o passar dos anos, esta abordagem vem exercendo alcance cada vez mais abrangente, mostrando eficácia no tratamento de uma série de quadros clínicos como, por exemplo, o transtornos de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outros.

A TCC tem uma contribuição extraordinária porque pode ser aplicada tanto para atendimento de patologia psiquiátrica como para autoconhecimento, o que facilita o diálogo e diagnóstico entre a psiquiatria e a psicologia, sendo um grande benefício para a área da saúde (Savoia & Vianna 2011).

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) objetiva auxiliar o paciente a desenvolver a flexibilidade psicológica, através da intervenção sobre os seus pensamentos e a aceitação do seu sofrimento e emoções, a fim de promover mudanças nos comportamentos que os acompanham. Este processo pode ocorrer a partir da prática psicoterapêutica juntamente com técnicas de atenção plena (mindfulness).

As evidências de efetividade e processo sinalizam que a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é um sistema psicoterapêutico bastante promissor, diretamente orientado para a identificar os mecanismos de mudança do comportamento humano (Barbosa & Murta 2014).

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

©  Espaço Psique Moema - Psicologia Clínica 

Av. Jamaris, 100 - Sala 508 - Moema - São Paulo, SP