
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
Terapia Focada na Compaixão (TFC)

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
​
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem específica, breve e focada no problema atual do paciente. Com o passar dos anos, esta abordagem vem exercendo alcance cada vez mais abrangente, mostrando eficácia no tratamento de uma série de quadros clínicos como, por exemplo, o transtornos de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outros.
​
A TCC tem uma contribuição extraordinária porque pode ser aplicada tanto para atendimento de patologia psiquiátrica como para autoconhecimento, o que facilita o diálogo e diagnóstico entre a psiquiatria e a psicologia, sendo um grande benefício para a área da saúde (Savoia & Vianna 2011).
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
​
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) objetiva auxiliar o paciente a desenvolver a flexibilidade psicológica, através da intervenção sobre os seus pensamentos e a aceitação do seu sofrimento e emoções, a fim de promover mudanças nos comportamentos que os acompanham. Este processo pode ocorrer a partir da prática psicoterapêutica juntamente com técnicas de atenção plena (mindfulness).
​
As evidências de efetividade e processo sinalizam que a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é um sistema psicoterapêutico bastante promissor, diretamente orientado para a identificar os mecanismos de mudança do comportamento humano (Barbosa & Murta 2014).
​


Terapia Focada na Compaixão (TFC)
​
A Terapia Focada na Compaixão é uma terapia multimodal que se utiliza de diversas práticas e intervenções para cultivar a compaixão.
Foi desenvolvida tendo como foco o tratamento de problemas de saúde mental considerados crônicos e complexos. Percebeu-se a relação desses problemas com a vergonha e autocrítica, e como esses sentimentos dificultam a segurança emocional, e consequentemente o viver uma vida gratificante e com mais bem-estar.
A TFC busca ajudar a compreender as nossas emoções, como podemos aprender a lidar com elas e os sentimentos que geram, de uma forma compassiva, entendo que todos nós sofremos e que só é possível superar isso com coragem para enxergar e enfrentar esse sofrimento.
​
Esse enfrentamento é feito através do treinamento da mente compassiva, utilizando práticas e intervenções para cultivar compaixão e autocompaixão. Cada vez mais tem sido afirmada a potência do cultivo da compaixão para ajudar a melhorar nossa saúde emocional, aumentando os sentimentos de segurança e bem-estar.